Herpes Labial, o que é?

domingo, janeiro 11, 2015

Meninas, aposto que muita gente aqui já apresentou feridinhas nos lábios e não souberam ao certo o que era... Como agora no verão costumamos nos expor muito ao sol, estamos dando chance pra ativação do vírus da Herpes. Então vamos conhecer um pouquinho mais do assunto?!

A principal manifestação do herpes simples, uma infecção causada por vírus, é a presença de pequenas vesículas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas que em geral surgem nos lábios. 

Nos lábios, elas se localizam preferencialmente na área de transição entre a mucosa e a pele e de um lado só da boca.

A irrupção das lesões cutâneas é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento, mas em torno de uma semana o problema desaparece.



Ativação do vírus

Uma vez ativado, ou reativado, o vírus se apresenta da seguinte forma: coceira e ardência no local onde surgirão as lesões;

Formação de pequenas bolhas agrupadas sobre a área avermelhada e inchada;

Rompimento das bolhas e liberação de líquido rico em vírus (é a fase de maior perigo de transmissão);

A ferida começa a secar, formando uma crosta, que da inicio a cicatrização;

Duração da doença = 2 a 3 semanas.

Transmissão
A transmissão se dá pelo contato entre pessoas, através da saliva, perdigotos, pele ou lábios do paciente contaminado. Todavia, não é somente durante as crises que o herpes labial pode ser transmitido. De tempos em tempos o vírus aparece na saliva, mantendo o paciente contagioso por alguns dias, mesmo quando não há lesão ativa do herpes.

Tratamento


Não tem cura, existem apenas tratamentos que reduzem os sintomas, aceleram a cicatrização e previnem as complicações.

Prevenção

Não existe vacina contra a herpes, portanto, a prevenção deve ser baseada nas situações que costumam desencadear as crises.

O fator mais comum para a reativação do vírus costuma ser a exposição solar intensa. Pacientes com histórico de herpes devem evitar exposição ao sol por muito tempo.

Leia também

4 comentários

  1. Eu não sabia que um dos fatores pra ativação do vírus é a exposição do sol .-.
    achava que era por qualquer outra coisa kkkk

    Eu tenho algo parecido nos lábios que sai de tempos em tempos, mas é ligado a imunidade baixa e febre interna =T

    http://allstaresaltoalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia, mas como me apareceu um feridinha bem pequena no canto dos lábios fui investigar mais sobre o assunto... =*

      Excluir
  2. Ótimo post!! Eu tenho e semana passada apareceu, mais a minha aparece devido a baixa imunidade do corpo.

    Tem sorteio lá no blog,te espero lá.

    Beijos,ótima semana!!

    www.aesperadomeubernardo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o vírus da herpes aproveita pra fazer a festa nesse período. Obrigada, uma ótima semana pra você também!! =*

      Excluir